Repositório Digital

A- A A+

A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral

.

A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação ambiental como instrumento do desenvolvimento de atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica, no contexto da abordagem metodológica multidisciplinar em educação integral
Autor Ferreira, Maurício Lopes
Orientador Estrázulas, Mônica Baptista Pereira
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Educação ambiental
Educação básica
Educação integral
Resumo A presente investigação busca observar, dentro de uma perspectiva de educação integral, se, e como, a inserção da educação ambiental, embasada em uma metodologia diferenciada de ensino, pode contribuir para o desenvolvimento de um modo de pensar e agir dos alunos, mais pautado em atitudes de cooperação e solidariedade. A finalidade da pesquisa foi buscar indícios e registrar, de forma abrangente, se os alunos participantes das oficinas de Educação Ambiental da Escola E.E.F. Presidente João Goulart Belchior, no município de Alvorada, demonstraram atitudes de cooperação e solidariedade na relação com seus colegas e professores. Para isso, a pergunta-chave que embasou essa pesquisa foi: A Educação Ambiental trabalhada na escola por meio de uma abordagem pedagógica multidisciplinar, aberta e adaptável, pode ser usada como instrumento para desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade entre alunos da educação básica? Para responder a essa questão, a metodologia utilizada envolveu a observação dos alunos durante as atividades realizadas na Oficina e a aplicação de questionários em alunos participantes e não participantes da Oficina.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117416
Arquivos Descrição Formato
000966914.pdf (396.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.