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A influência dos blogs de moda no comportamento do consumidor

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A influência dos blogs de moda no comportamento do consumidor

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Título A influência dos blogs de moda no comportamento do consumidor
Autor Didone, Sarah Caroline
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Blog
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Influência
Moda
[en] Buying decision process
[en] Consumer behavior
[en] Fashion
[en] Fashion blogs
Resumo Este trabalho procurou verificar de que maneira as publicações em blogs de moda estão influenciando o comportamento dos consumidores que os leem. O crescimento do mercado da moda brasileiro entre 2003 e 2013 fez com que o mesmo atingisse a posição de oitavo maior mercado de moda do mundo. Paralelamente a isso, os blogs de moda – veículos da web nos quais os autores expressam opiniões a respeito do tema e outros assuntos relacionados – ganharam popularidade, impulsionados pelo aumento no acesso dos brasileiros à internet. Diversas empresas do mercado de moda estão interessadas em anunciar seus produtos através destes blogs, desenvolvendo variadas formas de parceria. Inicialmente, foram coletados dados secundários sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra, os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e blogs. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, na qual foram entrevistados quatro blogueiros e dez leitores de blogs de moda. Concluiu-se, então, que as etapas do processo de decisão de compra mais impactadas pelas publicações em blogs de moda são o reconhecimento da necessidade e o consumo, já as menos impactadas são a busca por informações e a avaliação pós-consumo. Em comparação a outros fatores de influência, os fatores sociais relacionados na pesquisa, como família e amigos e colegas de trabalho/faculdade, foram considerados mais impactantes que os blogs para metade dos leitores entrevistados, enquanto a outra metade se dividiu entre os fatores pessoais e culturais mencionados.
Abstract This study sought to verify in which way blog posts are influencing the behavior of consumers who read them. The growth of the brazilian fashion market between 2003 and 2013 made it reach the position of eigth largest fashion market in the world. Alongside this, fashion blogs – web vehicles in which the authors express opinions on the subject and other related issues – have gained popularity, driven by the increase in the amount of brazilians that have access to the internet. Several fashion market companies are interested in advertinsing their products through these blogs, developing various forms of partnership. Initially were collected secondary data on consumer behavior, the buying decision process, the factors that influence consumer behavior and blogs. Subsequently, an exploratory and qualitative search was carried, in which four bloggers and ten readers of fashion blogs were interviewed. We conclude, then, that the stages of the buying decision process that are more influenced by fashion blogs publications are the need recongnition and consumption, and the least affected are the information search and post-purchase evaluation. Compared to other influencing factors, the social factors related in the research such as family and friends and coworkers/college classmates were considered more important than blogs to half of the readers, while the other half split between the personal and cultural factors mentioned.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117460
Arquivos Descrição Formato
000967657.pdf (686.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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