Repositório Digital

A- A A+

Adoção dos meios de pagamento e programas de fidelidade : a influência dos programas no uso do cartão de crédito

.

Adoção dos meios de pagamento e programas de fidelidade : a influência dos programas no uso do cartão de crédito

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adoção dos meios de pagamento e programas de fidelidade : a influência dos programas no uso do cartão de crédito
Autor Gianello, Raquel
Orientador Não informado
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Fidelização
Marketing de relacionamento
Resumo Este trabalho teve como objetivo principal verificar a influência dos programas de fidelidade na adoção dos meios de pagamento feita pelo consumidor. Foram abordados, como fundamentação teórica, os conceitos relacionados ao marketing de relacionamento, fidelização de clientes, programas de fidelidade e seu retorno econômico, além da contextualização do mercado de cartões de crédito no Brasil. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados dois tipos de pesquisa: a qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade e um roteiro com perguntas abertas, e a survey, por meio de um questionário com perguntas fechadas, enviado através das redes sociais e e-mails dos respondentes. Os resultados obtidos através das análises dos dados das pesquisas qualitativas e quantitativas indicam que quase metade dos consumidores pesquisados, ao tomar a decisão pelo meio de pagamento no momento de uma compra, leva em consideração os programas de fidelidade, avaliados como motivadores para o uso do cartão de crédito. Porém, apesar dos programas serem um motivador, a maioria dos consumidores participantes acredita que os benefícios provenientes desses programas não incentivam a maior utilização do cartão de crédito em detrimento de outras modalidades de pagamento apenas para obter um maior acúmulo de pontos. Sendo assim, pode-se considerar que os programas de fidelidade são atributos salientes para os consumidores pesquisados, pois são notados e, em alguns casos, levados em consideração, porém não são determinantes para tomada de decisão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117470
Arquivos Descrição Formato
000967505.pdf (1.323Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.