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dc.contributor.advisorNão disponívelpt_BR
dc.contributor.authorGianello, Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2015-06-04T02:00:05Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117470pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo principal verificar a influência dos programas de fidelidade na adoção dos meios de pagamento feita pelo consumidor. Foram abordados, como fundamentação teórica, os conceitos relacionados ao marketing de relacionamento, fidelização de clientes, programas de fidelidade e seu retorno econômico, além da contextualização do mercado de cartões de crédito no Brasil. Para atingir os objetivos propostos, foram realizados dois tipos de pesquisa: a qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade e um roteiro com perguntas abertas, e a survey, por meio de um questionário com perguntas fechadas, enviado através das redes sociais e e-mails dos respondentes. Os resultados obtidos através das análises dos dados das pesquisas qualitativas e quantitativas indicam que quase metade dos consumidores pesquisados, ao tomar a decisão pelo meio de pagamento no momento de uma compra, leva em consideração os programas de fidelidade, avaliados como motivadores para o uso do cartão de crédito. Porém, apesar dos programas serem um motivador, a maioria dos consumidores participantes acredita que os benefícios provenientes desses programas não incentivam a maior utilização do cartão de crédito em detrimento de outras modalidades de pagamento apenas para obter um maior acúmulo de pontos. Sendo assim, pode-se considerar que os programas de fidelidade são atributos salientes para os consumidores pesquisados, pois são notados e, em alguns casos, levados em consideração, porém não são determinantes para tomada de decisão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleAdoção dos meios de pagamento e programas de fidelidade : a influência dos programas no uso do cartão de créditopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967505pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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