Repositório Digital

A- A A+

Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião

.

Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião
Autor Santos, Cassiani
Orientador Abreu, Sabrina Pereira de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Argumentação
Artigo de opinião
Língua portuguesa
Resumo Este trabalho tem a finalidade de analisar o uso de operadores argumentativos em um artigo de opinião. Esses operadores são elementos importantes no discurso argumentativo que orientam os destinatários (leitores e ouvintes) para uma determinada conclusão, apontando, dessa forma, para o ponto de vista defendido pelo sujeito enunciador. Além dessas marcas linguísticas, analisaremos outros elementos pertencentes ao modo de organização do artigo de opinião.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que nos apoiamos na Semântica Argumentativa, teoria defendida por Oswald Ducrot (1976) e seguida por Ingedore Koch (2004 e 2006). Também apresentamos uma definição de gênero argumentativo, uma vez que não se pode falar sobre um determinado texto sem especificar o gênero a que pertence. Nossa proposta visa à identificação da funcionalidade dos operadores argumentativos, tendo em vista os problemas evidenciados na abordagem dessas marcas linguísticas em sala de aula, abordagem essa que não privilegia o que é sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de que os princípios organizadores de Língua Portuguesa caracterizam-se na direção do uso – reflexão – uso, desenvolvendo no aluno a capacidade de refletir sobre o uso da língua (e, em consequência, sobre o mundo). Em vista disso, este trabalho propõe-se a seguir uma abordagem que visa oferecer ao aluno uma melhor compreensão do texto, observando, a partir dessas marcas formais, o ponto de vista e as estratégias argumentativas do seu enunciador.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117495
Arquivos Descrição Formato
000966128.pdf (210.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.