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dc.contributor.advisorLacerda, Rosália Procaskopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Gilson Gustavo Diaspt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117508pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como proposição, analisar os níveis de aprendizagem de alunos que adquirem conhecimento através da Iniciação Científica (método que desperta a curiosidade, observação, investigação e conhecimento, partindo de conceitos determinados pelo sujeito) bem como os que aprendem sem o uso deste. O objeto de estudo foi a turma do projeto Trajetórias Criativas, jovens de 15 a 17 anos em distorção idade/série no ensino fundamental, (que utiliza a Iniciação Científica como método de aprendizagem) e uma turma de 9º ano (que aprende de forma tradicional, onde o professor detém o saber e determina o que estudar) de uma escola da periferia do município de Alvorada. Como suporte teórico para desenvolver o trabalho, utilizei como base para discorrer sobre Iniciação Científica os autores Pedro Demo, Roque de Moraes, Valderez Marina do Rosario Lima, sobre Educação adotei como arcabouço para meu trabalho, Jaqueline Moll, Moacir Gadotti, Paulo Freire, Ítalo Modesto Dutra dentre outros autores que sustentam teorias e abordagens que norteiam à educação justa, inclusiva, igualitária e crítico-reflexiva, onde o sujeito protagoniza e apropria-se do saber. Para o estudo foi utilizado a abordagem qualitativa; com a obtenção de dados das entrevistas realizadas, análise documental e entrevistas semiestruturadas; observações e questionários respondidos por professores e alunos, suporte essencial para análise, comparação, demonstração e conclusão deste artigo. Verificou-se que ao ter contato com atividades de Iniciação Científica, o sujeito passou a construir e desenvolver projetos de investigação abordando assuntos de seu interesse, conferindo significados à sua aprendizagem e, utilizando destes conhecimentos desenvolvidos como elemento catalisador e conector para sua caminhada; ou seja, ressignificando sua visão sobre o mundo. Propiciou também o contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação, visto que grande parte dos alunos, por questões sociais, não possuía amplo contato e conhecimento das TICs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.titleIniciação científica na escola contemporânea : ressignificando saberes a partir de experimentações no projeto trajetórias criativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


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