Iniciação científica na escola contemporânea : ressignificando saberes a partir de experimentações no projeto trajetórias criativas
dc.contributor.advisor | Lacerda, Rosália Procasko | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gilson Gustavo Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117508 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como proposição, analisar os níveis de aprendizagem de alunos que adquirem conhecimento através da Iniciação Científica (método que desperta a curiosidade, observação, investigação e conhecimento, partindo de conceitos determinados pelo sujeito) bem como os que aprendem sem o uso deste. O objeto de estudo foi a turma do projeto Trajetórias Criativas, jovens de 15 a 17 anos em distorção idade/série no ensino fundamental, (que utiliza a Iniciação Científica como método de aprendizagem) e uma turma de 9º ano (que aprende de forma tradicional, onde o professor detém o saber e determina o que estudar) de uma escola da periferia do município de Alvorada. Como suporte teórico para desenvolver o trabalho, utilizei como base para discorrer sobre Iniciação Científica os autores Pedro Demo, Roque de Moraes, Valderez Marina do Rosario Lima, sobre Educação adotei como arcabouço para meu trabalho, Jaqueline Moll, Moacir Gadotti, Paulo Freire, Ítalo Modesto Dutra dentre outros autores que sustentam teorias e abordagens que norteiam à educação justa, inclusiva, igualitária e crítico-reflexiva, onde o sujeito protagoniza e apropria-se do saber. Para o estudo foi utilizado a abordagem qualitativa; com a obtenção de dados das entrevistas realizadas, análise documental e entrevistas semiestruturadas; observações e questionários respondidos por professores e alunos, suporte essencial para análise, comparação, demonstração e conclusão deste artigo. Verificou-se que ao ter contato com atividades de Iniciação Científica, o sujeito passou a construir e desenvolver projetos de investigação abordando assuntos de seu interesse, conferindo significados à sua aprendizagem e, utilizando destes conhecimentos desenvolvidos como elemento catalisador e conector para sua caminhada; ou seja, ressignificando sua visão sobre o mundo. Propiciou também o contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação, visto que grande parte dos alunos, por questões sociais, não possuía amplo contato e conhecimento das TICs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.title | Iniciação científica na escola contemporânea : ressignificando saberes a partir de experimentações no projeto trajetórias criativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967646 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)