Repositório Digital

A- A A+

Do professor tradicional ao inovador : novos papéis docentes

.

Do professor tradicional ao inovador : novos papéis docentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do professor tradicional ao inovador : novos papéis docentes
Autor Pereira, Regina Teixeira
Orientador Souza, Henry Daniel Lorencena
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Educação integral
Inovação educacional
Resumo A universalização da educação tem trazido não apenas benefícios, mas também problemas que acabam se refletindo no dia a dia de docentes e estudantes. Uma dessas questões refere-se à retenção e, como consequência, a um elevado número de estudantes que se encontram em defasagem na relação idade/série. Neste artigo a proposta é verificar as práticas docentes que têm tentado dar conta dos problemas vivenciados nos últimos tempos. Para isso é feita a revisão dos modelos pedagógicos vigentes, partindo do ensino tradicional até as práticas inovadoras. Muitas medidas governamentais e não governamentais foram tomadas para tentar solucionar esta problemática e dentre elas pode-se destacar o Programa Acelera que atua nos primeiros anos do ensino fundamental, o Programa Mais Educação surgindo como uma das propostas que visam à educação integral e o Projeto Trajetórias Criativas atuante nos últimos anos do ensino fundamental com o objetivo de reduzir a defasagem idade série entre os jovens. O presente estudo teve por base uma pesquisa qualitativa e quantitativa com dezessete professores com o objetivo de perceber como propostas como o Projeto Trajetórias Criativas agem no dia a dia do professor e até que ponto essas práticas contribuem para a transformação da sala de aula. A partir das entrevistas realizadas com estes professores procura-se entender como os novos papéis docentes podem contribuir para encontrar caminhos que levem à redução dos problemas causadores da defasagem escolar e sugerem-se com a análise das metodologias, novas medidas que possam ajudar a transformar a realidade da nossa educação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117514
Arquivos Descrição Formato
000967420.pdf (411.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.