Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Henry Daniel Lorencenapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Regina Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117514pt_BR
dc.description.abstractA universalização da educação tem trazido não apenas benefícios, mas também problemas que acabam se refletindo no dia a dia de docentes e estudantes. Uma dessas questões refere-se à retenção e, como consequência, a um elevado número de estudantes que se encontram em defasagem na relação idade/série. Neste artigo a proposta é verificar as práticas docentes que têm tentado dar conta dos problemas vivenciados nos últimos tempos. Para isso é feita a revisão dos modelos pedagógicos vigentes, partindo do ensino tradicional até as práticas inovadoras. Muitas medidas governamentais e não governamentais foram tomadas para tentar solucionar esta problemática e dentre elas pode-se destacar o Programa Acelera que atua nos primeiros anos do ensino fundamental, o Programa Mais Educação surgindo como uma das propostas que visam à educação integral e o Projeto Trajetórias Criativas atuante nos últimos anos do ensino fundamental com o objetivo de reduzir a defasagem idade série entre os jovens. O presente estudo teve por base uma pesquisa qualitativa e quantitativa com dezessete professores com o objetivo de perceber como propostas como o Projeto Trajetórias Criativas agem no dia a dia do professor e até que ponto essas práticas contribuem para a transformação da sala de aula. A partir das entrevistas realizadas com estes professores procura-se entender como os novos papéis docentes podem contribuir para encontrar caminhos que levem à redução dos problemas causadores da defasagem escolar e sugerem-se com a análise das metodologias, novas medidas que possam ajudar a transformar a realidade da nossa educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.titleDo professor tradicional ao inovador : novos papéis docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967420pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples