Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.contributor.authorAlves, Josiane Delgado Machadopt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117522pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa as relações que existem entre a Educação Ambiental realizadas no LIAU e a Educação Integral que visa a formação do aluno-cidadão. Neste artigo é analisado como a concepção de Educação Ambiental adotada pelo LIAU, alicerçada na educação de base local, ou seja, baseada no lugar onde o aluno vive, se aproxima dos princípios norteadores que abarcam a Educação Integral. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa que usou como método o estudo de caso. O material utilizado para coleta de dados foram relatórios anuais das atividades de cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, analisados através da metodologia de análise de conteúdo. O trabalho é discutido através dos dados levantados nos relatórios destas escolas, possibilitando as comparações entre categorias que indicam os princípios norteadores da Educação Integral com os realizados na Educação Ambiental do LIAU. Os resultados da pesquisa demonstram que a Educação Ambiental realizada na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre tem princípios e características de uma educação integralizada, formadora de alunos cidadãos e autônomos cientes dos problemas da sociedade e do lugar onde vivem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleAs concepções de Educação Ambiental do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) realizadas dentro da proposta de Educação Integral no contra turno da Rede Municipal de Educação de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966826pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples