Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Larissa Camachopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Ângela Maria Freitas Nunespt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:11Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117530pt_BR
dc.description.abstractA cada ano, diversos adolescentes que anseiam ingressar no ensino superior federal, aguardam a divulgação da lista de Leituras Obrigatórias, a qual nada mais é do que uma lista de livros em conditio sine qua non para responder as questões das provas de Literatura Brasileira dos processos seletivos para ingresso nas universidades. O estudo aqui apresentado tem por finalidade discutir a relevância dessas obras selecionadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na visão do adolescente leitor e entender seu processo dinâmico de leitura. Para isso, um grupo de dez (10) alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes, Porto Alegre – RS foi reunido para uma entrevista. Utilizou-se o método grupo focal (grupo de discussão informal, podendo ser filmado) e elaborou-se um roteiro de questões relacionadas à leitura das obras obrigatórias para o vestibular de 2015 da UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractEach day many adolescents who long for entering the federal higher education waiting for the divulgation of the called Required Readings, which is nothing more than a list of books in conditio sine qua non to answer the questions in the test of Brazilian Literature. The study presented here aims to discuss the relevance of these selected books in the adolescents‟ reader vision, and also understand how he/she manageshis/her dynamic of reading. Thereunto, it was assembled a group of ten (10) high school students from College Tiradentes, Porto Alegre – RS, for an interview. I was used the focus group method (an informal discussion group, which may be filmed) and it was elaborated a script of issues related to reading the works required for the 2015 entrance exam of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, in its acronym in Portuguese).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRequired readingsen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectPractice reading and writingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectYoungen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleEstudantes do terceiro ano do ensino médio do colégio Tiradentes da Brigada Militar e as leituras obrigatórias para o vestibularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966557pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples