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Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância

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Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância

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Título Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância
Autor Stela, Sandra Aboboreira dos Santos
Orientador Boll, Cíntia Inês
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Cultura digital
Educação integral
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Tecnologia movel
Resumo Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117531
Arquivos Descrição Formato
000967694.pdf (264.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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