Repositório Digital

A- A A+

Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil

.

Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Meditando e brincando : práticas de meditação na educação infantil
Autor Rocha, Mariana Duarte
Orientador Marques, Luciana Fernandes
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação holística
Educação infantil
Espiritualidade
Meditação
Resumo Neste trabalho é realizada uma pesquisa teórica sobre meditação com crianças no ambiente escolar, sob uma visão de educação integral e holística. O objetivo do estudo é fazer um levantamento dos fundamentos teóricos a fim de refletir de que maneira a meditação pode beneficiar o desenvolvimento da criança na sua integralidade, estimulando a aprendizagem intelectual, moral, emocional e física. Este documento inclui esclarecimentos sobre a educação holística, sobre o que é meditação e quais as práticas que podem ser benéficas para as crianças. Objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica que buscam desconstruir a visão de que mente e corpo estão separados e a fim de mostrar que ambos devem andar juntos. A aprendizagem das crianças que em tempos antigos era mecanicista, hoje dá espaço para a expressão e o relaxamento. A partir de levantamento realizado também são indicadas formas de como essas práticas podem ser abordadas no dia-a-dia da educação infantil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117538
Arquivos Descrição Formato
000956724.pdf (341.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.