Repositório Digital

A- A A+

Nem só mãe, nem só trabalhadora : profissionais liberais e a conciliação entre maternidade e trabalho

.

Nem só mãe, nem só trabalhadora : profissionais liberais e a conciliação entre maternidade e trabalho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Nem só mãe, nem só trabalhadora : profissionais liberais e a conciliação entre maternidade e trabalho
Autor Techio, Gabriela
Orientador Mello, Luciana Garcia de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Gênero
Maternidade
Mulher trabalhadora
Profissionais liberais
Resumo Esse trabalho analisa as representações de gênero que colocam a maternidade como um dos principais elementos da identidade feminina, afetando o modo de participação da mulher no mercado de trabalho. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com seis mulheres com idade a partir de 30 anos, de classe média, com ensino superior, profissionais liberais e com filhos de até 5 anos de idade. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo e investigou-se as representações sobre maternidade, a conciliação entre os papeis de mãe e trabalhadora e as representações sobre o trabalho remunerado. A análise das entrevistas apontou que as mulheres se encontram em um cenário de ambivalência, ora priorizando o trabalho, ora priorizando a maternidade. Em um primeiro momento, a estabilidade financeira, que o trabalho promove, aparece como uma condição para que a maternidade ocorra. A mãe cuidadora, na visão das entrevistadas, deve, além de dar afeto, ofertar bens materiais de qualidade para os filhos. Depois que os filhos nascem, os papeis de mãe e de profissional sempre aparecem em relação, em uma tentativa constante de conciliação, marcada por horários de trabalhos mais flexíveis, pela participação do companheiro e por cuidados alternativos, como creche e babás.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117539
Arquivos Descrição Formato
000966074.pdf (393.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.