Repositório Digital

A- A A+

O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física

.

O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O corpo pulsa e eu pulso com ele: concepções de jovens sobre o corpo e sobre a Educação Física
Autor Oliveira, Neuza Marcia Magnus de
Orientador Perondi, Maurício
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Corpo
Corporeidade
Educação física
Educação integral
Juventude
Resumo O presente artigo tem como finalidade demonstrar o entendimento que tem os jovens sobre corpo e corporeidade em sua formação integral enquanto processo integrante do desenvolvimento humano. O estudo foi realizado com alunos do ensino Médio do Colégio Estadual Agrícola Daniel de Oliveira Paiva no município de Cachoeirinha. Baseado em uma pesquisa de abordagem qualitativa onde se utilizou a entrevista aberta e também questionário como instrumentos metodológicos. O intuito não é responder ou simplesmente investigar o que é corporeidade, mas sim, compreendê-la como uma prática que se apresenta de diversas maneiras, provocando reflexões sobre a formação da identidade e o reconhecimento das diferenças, num contexto marcado pelas relações conflituosas de significados sociais. O pressuposto teórico que embasou a pesquisa foi fundamentado em conceitos sobre corpo, corporeidade, juventude tendo a Educação Física como mediadora dessa discussão. Estabeleceu-se através da pesquisa um dialogo entre estes componentes, a partir da qual, juntamente com a análise dos instrumentos, foi possível identificar a relevância deste conteúdo no processo de formação humana desses jovens e constatar a necessidade de um projeto maior a fim de aprofundar os estudos relativos à corporeidade e ampliar a contribuição aos indivíduos estudados. Trata-se, portanto, de um conjunto de respostas que se configuram a partir do olhar de uma profissional da Educação Física e um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola pública.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117547
Arquivos Descrição Formato
000966938.pdf (304.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.