Repositório Digital

A- A A+

Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs

.

Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bibliotecário como mediador de aprendizagem : uma proposta a partir do uso das TICs
Autor Martins, Luziane Graciano
Orientador Corte Real, Luciane Magalhães
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância.
Assunto Biblioteca escolar
Bibliotecário
Psicopedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.
Abstract The objective is to present a digital learning environment in the school library. The environment is about PBworks platform on which the user can control and participate in the production of collaboratively environment interacting on various interfaces, and the librarian the learning facilitator. The platform goes beyond the concept of a simple digital materials repository, through the possibility of interaction of participants with the resources available in the network. Have been selected learning objects: text, images, sounds, books, periodicals and applications. The TICs from the perspective of educational psychology are seen as resources to address learning problems, including professionals involved in educational practice. The educational psychology as well as the library is concerned with the mediation of learning and the construction of knowledge, the formation of a sócio-participating subject, your agent know.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117560
Arquivos Descrição Formato
000967685.pdf (1.435Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.