Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTitton, Maria Beatriz Pauperiopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Fernanda Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117565pt_BR
dc.description.abstractEste artigo refere-se ao estudo acerca da operacionalização do Programa Mais Educação na perspectiva de Educação Integral, buscando identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, a contribuição de oficineiros na sua construção e no seu desenvolvimento em uma escola pública de Alvorada/RS. As reflexões realizadas apontam para a necessidade e possibilidade de articulação entre professores regentes e oficineiros que desenvolvem atividades do Programa Mais Educação. A investigação de cunho qualitativo envolve análise documental, entrevistas, questionários e observação com a participação de gestores, professores, oficineiros e alunos. Essa metodologia favorece o processo de formação integral tanto do aluno como do docente, ou seja, através de uma escola de educação integral de desenvolvimento pleno do ser humano (cognitivo, afetivo, ético, social, lúdico e estético). E para corroborar com tal formação é necessária a reorganização dos horários e espaços escolares. A fim de que os oficineiros, que carregam o território educativo, possam melhor desenvolver seu trabalho, fica evidenciada a necessidade de trocas, planejamentos e avaliação em conjunto com os professores regentes, em que, será verificada a evolução dos alunos ou a necessidade de haver um estudo mais aprofundado para o desenvolvimento deles. Logo, conclui-se que a inclusão da gestão, que pode vir do próprio oficineiro e, com auxílio da equipe pedagógica da escola e direção podem tomar um rumo mais aprimorado no ato de educar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação.pt_BR
dc.titleA contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966564pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples