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Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre

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Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre

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Título Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre
Autor Rockenbach, Carla Thiesen
Orientador Almeida, Marilis Lemos de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Ações afirmativas
Cotas
Ensino superior
Inclusão social
Políticas públicas
Porto Alegre (RS)
[en] Affirmative actions
[en] Higher education
[en] Public policies
[en] Quotas
Resumo Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para tanto, busca-se primeiramente oferecer um panorama sobre políticas públicas e ações afirmativas no Brasil focando no processo de implantação das mesmas na UFRGS. Posteriormente analisa-se os conceitos de igualdade e meritocracia, utilizados no debate, tanto por setores favoráveis, quantos pelos contrários a essas políticas. Uma atenção especial é dada às cotas raciais, dada a centralidade do tema nos debates públicos e a repercussão na sociedade. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio da Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves e Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, localizadas no município de Porto Alegre, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo permitiu concluir que as ações afirmativas voltadas para o Ensino Superior ainda são desconhecidas por grande parte deste grupo e, dentre os que afirmam possuir algum conhecimento as informações são difusas e desconectas. Foi observado também que os conceitos de igualdade e meritocracia, são utilizados tanto pelos favoráveis quantos pelos não favoráveis a esse tipo de política. Partindo das informações e do grau de conhecimento que esses alunos possuem sobre essas políticas, observa-se que, mesmo esta proporcionando o aumento da probabilidade no ingresso, as ações afirmativas na UFRGS ainda não constituem um mecanismo de acesso ao Ensino Superior para grande parte dos jovens pesquisados.
Abstract The present study examines the process of implementation of affirmative actions within the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS and intends to analyze the level of information, knowledge and evaluation of students from public schools in Porto Alegre regarding such policies. Therefore, one intends to initially present an overview of public policies and affirmative actions in Brazil, focusing on its process of implementation in UFRGS. Later, one analyzes the concepts of equity and meritocracy, employed by sectors favorable and contrary to such policies. Special attention is drawn to racial quotas, given the prominence of the issue in public debates and its repercussion with society in general. The research was conducted with secondary school students from the following institutions: Escola Padre Rambo, Colégio Protásio Alves and Instituto de Educação Professora Gema Angelina Belia, all located in the Porto Alegre area. It was developed through questionnaires and semi-structured interviews. This study led to the conclusion that the affirmative actions directed to high education are yet unknown by most of the students surveyed and amongst the ones who were aware of them, information seemed diffused and disrupted. It was also observed that the concepts of equity and meritocracy are employed by both the groups favorable and unfavorable to such policies. Based on the information and the extent of the knowledge that students had regarding the policies, one infers that, despite their potential effect on increasing the possibilities of university admission, affirmative actions existing within UFRGS do not yet represent to the majority of the students surveyed an effective mechanism of access to higher education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117572
Arquivos Descrição Formato
000967386.pdf (701.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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