Repositório Digital

A- A A+

Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar

.

Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Subirusdoistiozin : o rap como resistência no contexto escolar
Autor Susin, Camila
Orientador Matos, Anderson Hakenhoar de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Gíria
Gramática
Lingüística e Música
Movimento cultural
Rap
Resumo O rap, vertente musical do movimento cultural hip-hop, apresenta-se como delator das injustiças sociais, mas também como difusor de marcas culturais de determinadas comunidades. Assim, com variações linguísticas e gírias, a canção “Subirusdoistiozin”, do rapper Criolo, retrata o falar da população do Grajaú e marcas de resistência sociocultural. Amparado pelas gramáticas nuclear e periférica, este trabalho visa uma análise linguística da canção para mostrar essas marcas e contribuir para que o rap faça parte do contexto escolar como um mecanismo de resistência. Desse modo, aproximando a cultura à sala de aula, espera-se que os alunos possam compreender a importância de se aprender certas marcas e gírias, uma vez que isso implica tanto poder penetrar na comunidade quanto deixar de ser diferente para esse meio.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117579
Arquivos Descrição Formato
000967307.pdf (112.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.