Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento e utilização de equipamentos da neurociência para subsidiar a descoberta científica por alunos do ensino básico à pós-graduação

.

Desenvolvimento e utilização de equipamentos da neurociência para subsidiar a descoberta científica por alunos do ensino básico à pós-graduação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento e utilização de equipamentos da neurociência para subsidiar a descoberta científica por alunos do ensino básico à pós-graduação
Autor Borba Filho, Gilvan Luiz
Orientador Souza, Diogo Onofre Gomes de
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Ensino de ciências
Equipamentos e provisões
Experiências laboratoriais
Memória
Neurociências
[en] Memory
[en] Passive inhibitory avoidance task
[en] Patente
[en] Rats
[en] Zebrafish
Resumo A ciência e tecnologia andam juntas. A ciência fornece o conhecimento para a geração de novas tecnologias que, porsua vez, disponibiliza novas ferramentas para a geração de novos conhecimentos. Uma educação científica deve vir acompanhada de uma educação tecnológica permitindo então que o aluno entenda não só o experimento, mas também como os resultados foram obtidos, como os equipamentos, técnicas e protocolos funcionam. Para uma educação científica efetiva o aluno deve ir além de expectador, se colocando no papel de pesquisador, a fim de construir seu próprio conhecimento. No entanto, para essa tarefa, é necessário o uso de equipamentos adequados ao experimento a ser realizado. Essa tese visa suprir a necessidade de equipamentos para experimentos na área de neurociência focados no estudo de memória e aprendizado, utilizando roedores e peixes como modelos animais na tarefa de esquiva inibitória passiva. Esses equipamentos visam uma maior acessibilidade do ponto de vista operacional e financeiro, sendo mais precisos e com isso fornecendo dados mais confiáveis e robustos do que os equipamentos disponíveis. Possibilitando aos alunos, da alfabetização à pós-graduação, a realização de experimentos comportamentais, tanto de maneira simples quanto complexas, interagindo em todas as etapas experimentais, resultando em aprendizagem e desenvolvimento cognitivo além de possibilitar novas descobertas científicas.
Abstract Science and technology walking together, science provides the knowledge to generate new technologies which in turn provides new tools for the generation of new knowledge. A science education must be accompanied by a technological education to enable students to understand not only the experiment, but also how the results were obtained, understanding how the equipment, techniques and protocols work. For effective science education the student must go beyond bystander, putting themselves in the researcher function in order to construct their own knowledge. However for this task, it is necessary to use suitable equipment to the experiment to be performed. This PhD Thesis aims to fill a need for equipment for experiments in neuroscience focused on the study of memory and learning, using rodents and fish as animal models in the passive inhibitory avoidance task. These devices achieve greater accessibility of the operational and financial point, being more accurate and thus providing more reliable and consistent data that current equipment. Enabling student’s literacy to post graduate conducting simple and complex behavioral experiments, interacting in all experimental steps, resulting in learning and cognitive development and enable new scientific discoveries.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/117582
Arquivos Descrição Formato
000968000.pdf (2.474Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.