![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/117583
Título | A abordagem da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e inglês para brasileiros : uma análise preliminar sob a perspectiva da linguística funcional |
Autor |
Mendonça, Simone Maciel
|
Orientador |
Menuzzi, Sérgio de Moura
|
Data | 2015 |
Nível | Especialização |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa. |
Assunto |
Inglês
Língua portuguesa Lingüística funcional Livros didaticos Voz passiva |
Resumo | Este trabalho tem por propósito verificar, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, como livros didáticos de português para alunos estrangeiros e de inglês para alunos brasileiros abordam a voz passiva. Para tanto, foram analisados seis livros didáticos, três voltados ao ensino de português para estrangeiros e três destinados ao ensino de inglês para brasileiros. A tendência encontrada nessa amostra demonstra que o tratamento referente à voz passiva é limitado do ponto de vista funcional tanto nos materiais em português quanto nos em inglês. Dessa forma, a partir da análise dos dados coletados para este estudo, percebe-se a necessidade de que sejam desenvolvidos materiais mais aprimorados para o ensino da voz passiva em livros didáticos de português para estrangeiros e de inglês para brasileiros. |
Tipo | Trabalho de conclusão de especialização |
URI | http://hdl.handle.net/10183/117583 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000967173.pdf (2.768Mb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License