Repositório Digital

A- A A+

Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca

.

Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma abordagem gramatical das estruturas interrogativas diretas em contos de Machado de Assis e Rubem Fonseca
Autor Pereira, André da Luz
Orientador Menuzzi, Sérgio de Moura
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Assis, Machado de 1839-1908.
Fonseca, Rubem 1925-.
Gramática
Língua portuguesa
Resumo A capacidade de elaborar perguntas e construir respostas é aspecto relevante no domínio da língua. O uso adequado destes recursos está relacionado à competência comunicativa (fala, escrita, interpretação e produção). Este artigo tem por objetivo fazer um levantamento introdutório dos estudos gramaticais referentes às estruturas interrogativas, identificando pontos que possam ser utilizados para estudo dos fenômenos relacionados ao tema, bem como levantar pontos que possam ser aprofundados em estudos posteriores, oferecendo subsídios para instrumentalizar o ensino de língua portuguesa. Para isso, busca refletir sobre as estruturas interrogativas nos estudos de uma gramática tradicional (GT) e de uma gramática descritiva do português brasileiro (PB). O estudo contempla a análise de capítulos da gramática tradicional (Cunha & Cintra) e da gramática do português brasileiro (Perini). As estruturas interrogativas para análise foram selecionadas em contos dos autores brasileiros Machado de Assis e Rubem Fonseca e tabuladas para verificação quantitativa das ocorrências e dos fenômenos. Verifica-se que modelos propostos pela GT são insuficientes para contemplar a totalidade dos fenômenos encontrados nos textos, especialmente pela priorização dos estudos de estruturas oracionais. A gramática do PB é mais abrangente quanto aos fenômenos, mas ainda necessita contemplar melhor alguns aspectos, como a questão das interrogativas fechadas do tipo Ou.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117591
Arquivos Descrição Formato
000967208.pdf (337.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.