Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Claudia Aline Goudinho dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117600pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou investigar a forma com que os jovens participantes do Projeto Trajetórias Criativas da Escola Estadual de Educação Básica Professor Gentil Viegas Cardoso descrevem a metodologia utilizada no mesmo e como ela contribuiu para reforçar a sua autoestima, sendo que estes jovens, muitas vezes, têm dificuldades para assumir posturas autônomas. O Projeto Trajetórias Criativas possui o objetivo de resgatar2os jovens que estão em defasagem idade-série em função de suas repetências e evasões, visando à progressão dos jovens ao Ensino Médio. Para isto, se faz necessário um trabalho intenso que possa envolver a autoestima e o interesse pelos estudos. No Projeto há uma chance de “aprender o desconhecido” ou de “recuperar o tempo perdido” na vida destes jovens. A partir da constatação de que, uma das causas de distorções entre idade-série, era a baixa autoestima e a desmotivação procura-se metodologias que acrescentem, ao estudante, conhecimentos e motivação, no qual se dá ao aproximar conteúdos escolares à realidade deles. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi estruturadas composta de oito perguntas com seis jovens participantes e ex-alunos do projeto. Os jovens ressaltam que, durante e após a participação, se tornaram indivíduos mais otimistas em relação a sua vida escolar e que isto acaba refletindo em outros âmbitos: familiar e social.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleTrajetórias criativas : jovens construindo autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples