Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorPaiva, Camilla Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117602pt_BR
dc.description.abstractO intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos alunos durante a aplicação de um projeto que teve como eixo temático a gravidez na adolescência. Nosso objetivo é perceber de que forma a leitura de diversos gêneros, pertencentes ao mesmo eixo temático, atua nas escolhas lexicais e no sentido do texto dos alunos. Nesse sentido, faremos uma breve exposição das principais concepções de leitura existentes, além de analisarmos dois documentos (os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul) para compreender como eles tratam a leitura de diferentes gêneros textuais em sala de aula. Nosso referencial teórico contará, também, com as teorias de alguns autores da área de estudo de gêneros textuais e da de produção de textos. Faremos, ainda, uma breve descrição do projeto que gerou o presente trabalho e, por fim, analisaremos o corpus mencionado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectAnálise lingüísticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTexto argumentativo : Análisept_BR
dc.titleO reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966760pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples