Repositório Digital

A- A A+

O ensino de leitura através da organização tópico-comentário

.

O ensino de leitura através da organização tópico-comentário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de leitura através da organização tópico-comentário
Autor Moraes, Daiana Apollo de
Orientador Naujorks, Jane da Costa
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Bandeira, Manuel 1886-1968.
Gramática
Leitura
Poema
Texto : Análise estrutural
Resumo Neste artigo, proponho estratégias de leitura voltadas para a organização tópica dando ênfase ao tópico-comentário, evidenciado na análise do poema “O Pardalzinho” de Manuel Bandeira. Meu objetivo é apontar que, quando o aluno lê, ele desenvolve a habilidade de compreender a organização/estrutura do texto(de forma linear), compreendendo, que esta organização, que envolve uma sequência não tradicional de sujeito/predicado, abarca muitos aspectos linguísticos, tais como compreensão da organização sintática, da pontuação e do sentido envolvidos na constituição do texto.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117603
Arquivos Descrição Formato
000966773.pdf (72.39Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.