Repositório Digital

A- A A+

Educação física e promoção da saúde : um estudo sobre trabalhadores da indústria vinícola

.

Educação física e promoção da saúde : um estudo sobre trabalhadores da indústria vinícola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação física e promoção da saúde : um estudo sobre trabalhadores da indústria vinícola
Autor Brandelli, Josaine
Orientador Faria Junior, Alfredo Gomes de
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física. Mestrado em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Educação física e treinamento
Saúde
Trabalhadores
Resumo Este estudo teve dois objetivos: (a) descrever o status de saúde e o meio-ambiente de doze trabalhadores de uma indústria vinícola em Garibaldi/RS, e (b) discutir responsabilidades, papel e ações interativas da educação física a fim de apoiar práticas saudáveis, o uso adeqüado e criterioso dos serviços de saúde disponíveis, e as decisões (i ndividuai s e coletivas) para promover o status de saúde dos trabalhadores e o meio-ambiente. O capítulo um apresenta uma visão geral das mudanças na qualidade e estilos de vida dos tr abalhadores no Brasil neste século. O capítulo dois destaca o crescimento constante do conjunto de idéias denominado promoção da saúde. O conceito de promoção da saúde adotado reconhece a natureza multifatorial da saúde , enfatiza o en volvimento comunitário e a desmedicalização e incorpora a educação para a saúde. O capitulo três apresenta e discute resultados. Observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e testes especlficos (OWAS, Flexiteste, 0-Scale, V02 Máx. - protocolo de Astrand em cicloergômetro, flexões abdominais) foram usadbs. Os resultados revelam uma condição física deficiente, estilos de vida (individuais e coletivos) pouco saudáveis e uma baixa qu al idade de vida. Entretanto, a educação física pode desenvolver ações interati vas a fim de apoiar pr áticas saudáveis na indústria estudada e colaborar no aprimoramento do ambiente de trabalho.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/117610
Arquivos Descrição Formato
000052736.pdf (14.64Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.