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dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorMatte, Eunice Moarapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-10T02:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117628pt_BR
dc.description.abstractO tema direitos dos animais vem cada vez ganhando mais visibilidade e importância. Assuntos como bem estar e proteção animal são parte importante desse universo e contribuem para a conscientização e sensibilização dos animais humanos para com os animais não-humanos. Com base na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, promulgada pela UNESCO, 1978, e, considerando os animais de companhia como os seres que vivem e convivem de forma mais próxima com os humanos, objetivou-se neste trabalho identificar percepções de estudantes do Ensino Médio, em escola estadual da região central de Porto Alegre, referentes às suas noções e relações com esses animais. Investigou-se, também, o papel da escola na construção de suas percepções sobre os direitos dos animais, relacionado com suas vivências e expectativas. Para a coleta de dados, criou-se um questionário semiestruturado e aplicou-se em 57 estudantes amostrados, com idades entre 14 e 23 anos. A interpretação e organização dos dados dos resultados deu-se através da análise de conteúdo, procedimento metodológico coerente à abordagem quanti-qualitativa da pesquisa. A partir de leituras dos dados coletados, foram criadas as categorias de análise condutoras da discussão dos resultados. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos estudantes têm percepções semelhantes e positivas sobre os animais: possuem uma grande afeição pelos de companhia, chegando a considerá-los membros da família; demonstraram que cuidam dos animais, focando na alimentação, nos ambientes protegidos, carinho da família e cuidados veterinários. Demonstraram, também, serem pessoas sensíveis aos animais de rua, porém, salvo um caso, não são pessoas proativas nas transformações sociais necessárias à vida desses animais, pois ainda pensam que a responsabilidade seria dos governos ou outras pessoas. Eles têm noção do que são maus tratos, de que não há justificativas para tais ações e que as punições precisariam ser aplicadas com mais rigor. Constatou-se que, apesar dessas positividades encontradas, os estudantes mal conhecem ou desconhecem o tema direito dos animais, nem ouviram qualquer discussão ou realizaram alguma atividade sobre o assunto na escola. Porém, grande parte deles demonstrou interesse em saber mais sobre o tema, saber o que fazer ao identificar situações em que os animais precisem de ajuda ou proteção. Afirma-se, então, que os alunos pesquisados revelam vontades e curiosidades em aprender mais sobre direitos dos animais. E, também significativo, foi encontrar na escola um espaço para discussão e trocas de saberes que poderiam conduzir à inserção efetiva desses conteúdos no currículo escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnimais de estimaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDireitos dos animaispt_BR
dc.titleAnimais de "estimação" : percepções de estudantes do ensino médio e sua relação com o papel da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967557pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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