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dc.contributor.advisorSchiengold, Marionpt_BR
dc.contributor.authorBampi, Giovana Baviapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-10T02:00:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117631pt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que ele propicia o desenvolvimento da maturidade profissional e prepara o licenciando para a prática docente. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID/Biologia realizado no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Através dele, dois subprojetos – “Biologia do dia-a-dia” e “Biologia da adolescência” – que consistem em intervenções por meio de oficinas, foram realizadas nas turmas de Ensino Médio da instituição. Os assuntos das oficinas versaram sobre temas como nutrição, meio ambiente, saúde, sexo, biologia e cidadania. Esse estudo teve como objetivo acompanhar cinco oficinas e avaliar o aprendizado tanto por parte do estudante quanto dos bolsistas PIBID engajados nessas dinâmicas. Para tanto, analisou-se o desempenho dos alunos nos pré e pós-testes aplicados, assim como suas produções textuais feitas ao final das intervenções e entrevistas com os licenciandos. Este relato de experiência se pautou em anotações realizadas durante as dinâmicas, registro em fotografia, leitura e interpretação das produções textuais feita pelos alunos, correções dos exercícios, reuniões semanais com os envolvidos no projeto entre outros materiais. Algumas conclusões foram feitas: a qualidade das produções textuais dos alunos dependeu em maior escala do interesse despertado pelo assunto da oficina; as conversas semanais nas reuniões do grupo de licenciandos com seus supervisores e coordenadores contribuiu para um constante aperfeiçoamento da metodologia empregada; os assuntos de maior interesse dos alunos da escola já eram de seu conhecimento tendo as oficinas melhorado somente a aprendizagem de assuntos mais distantes do seu interesse imediato. Os pibidianos relataram ter sido essa uma experiência muito enriquecedora para a sua formação. Como perspectiva do projeto, a coordenação espera poder contar no próximo ano com o espaço destinado a atividades de “seminários” para que as oficinas tenham um horário fixo na grade curricular e também para poder trabalhar com os mesmos grupos de alunos. A colaboração prevista do PIBID/Letras e dos professores de Português da escola para auxiliar nas produções textuais tornará possível a produção de um livro de textos dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967572pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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