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Neurociências na educação : conhecimento e opiniões de professores

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Neurociências na educação : conhecimento e opiniões de professores

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Título Neurociências na educação : conhecimento e opiniões de professores
Autor Gonchoroski, Taylor
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Formação de professores
Neurociências
[en] Education
[en] Neuromiths
[en] Neuroscience
[en] Teachers
Resumo O recente crescimento da pesquisa neurocientífica tem estimulado a construção de interfaces entre os campos das neurociências e da pesquisa e prática educacionais. A exploração de opiniões e conhecimentos de professores sobre tais interfaces torna-se, assim, essencial. Dessa forma, o presente trabalho objetivou investigar o acesso dos professores de ensino básico às informações neurocientíficas, assim como as opiniões e conhecimentos dos mesmos com relação ao tema. Dados coletados de 80 participantes, incluindo professores em atuação e em formação mostram que, apesar de pouquíssima utilização de conhecimentos advindos das neurociências no contexto atual, há grande entusiasmo com relação à inserção e utilização de tais conhecimentos. Quanto ao conhecimento geral em neurociências dos professores, evidencia-se a grande difusão de informações falsamente divulgadas como advindas da neurociência (“neuromitos”), sendo que o tempo de atuação como professor não contribuiu para melhor julgamento de informações. Assim, pode-se perceber que o envolvimento de profissionais de diversas áreas, objetivando principalmente o melhor fluxo de informações corretas entre neurociência e educação pode ser a chave para a futura união proveitosa entre essas duas áreas.
Abstract The recent growth of neuroscientific research has encouraged the construction of interfaces between the fields of neuroscience and educational research and practice. The exploration of opinions and knowledge of teachers on such interfaces becomes therefore essential. For this reason, the present study aimed to investigate the access of primary and secondary teachers to neuroscientific information, as well as their knowledge and opinions with respect to the same subject. Data collected from 80 participants, including active and in training teachers show that, despite very little use of information arising from neuroscience in the current context, there is great enthusiasm for the insertion and use of such knowledge. Regarding the general knowledge in neuroscience, it became evident the dissemination of some information falsely reported as arising from neuroscience ("neuromiths"), and the length of professional experience did not contribute to a best judgment of information. Thus, it can be seen that the involvement of professionals from various fields, mainly targeting the better flow of accurate information between neuroscience and education may be the key to a future fruitful union.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117634
Arquivos Descrição Formato
000967593.pdf (646.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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