Repositório Digital

A- A A+

Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil

.

Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo da representação biológica da fauna silvestre na literatura infantil
Autor Silva, Michele Silveira da
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Fauna silvestre
Literatura infantil
Resumo A literatura infantil é dos meios de comunicação mais difundidos atualmente. Em sua essência ela traz elementos lúdicos que cativam e aproximam o leitor, contribuindo para sua formação pessoal e construção do caráter. Nesta linha de pensamento alguns autores escrevem obras com características emancipatórias ao seu público alvo. Ou seja, historias com caracter ísticas menos pedagógicas e que proporcionam ao leitor experiências e sensações importantes na sua formação. Desta forma passaram a ser alvo de histórias infantis várias temáticas de cunho biológico, tanto por retratarem temas de debate atuais, quanto por usarem personagens animais para atrair os leitores. A construção do texto infantil muitas vezes é realizada por um autor específico para essa faixa etária, preocupado com a escrita e veiculação da história adequada a esse público, mas que ignora alguns conceitos biológicos importantes. Assim, este trabalho buscou diagnosticar alguns erros conceituais comuns, por meio da análise de 29 livros infantis que atendiam aos seguintes critérios: público alvo constituído por crianças autô- nomas em suas leituras, publicação em língua portuguesa posterior a 2000 e que apresentassem temáticas biológicas em seu conteúdo. Ao analisar os conteúdos expostos nos livros foram encontrados inúmeros equívocos, assim como alguns exemplares que promoviam o conhecimento científico. Além de erros pontuais na anatomia e fisiologia animal, a caracteriza- ção dos animais com uma personalidade específica (muitas vezes permanente na espécie entre as histórias) e a antropomorfização de seus personagens foram bastante encontradas nas histó- rias. Em alguns casos os erros ultrapassavam momentos ou personagens e abrangiam a histó- ria como um todo, contribuindo para que o animal ou os processos ambientais envolvidos fossem vistos como algo negativo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117639
Arquivos Descrição Formato
000968393.pdf (411.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.