Repositório Digital

A- A A+

A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA

.

A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
Autor Comerlato, Rafaela Simoni
Orientador Barcellos, Marcia Dutra de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Bicicleta
Compartilhamento de serviços
[en] Bike Poa
[en] Bikes
[en] Bike sharing system
[en] Urban mobility
Resumo O estudo a seguir apresenta uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor do sistema de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre, o Bike Poa, com o objetivo de compreender os motivos pelos quais é utilizado. A fim de melhor compreender esse consumidor, também foram analisadas as formas de uso desse serviço e os motivos de não-uso. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, dentro de uma perspectiva de motivações, necessidades, desejos e fatores de influência, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados, e sobre as premissas dos sistemas de compartilhamento de bicicletas, sua evolução e papel dentro do consumo colaborativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro, com a coleta de 182 respostas válidas de usuários do Bike Poa, por meio de uma pesquisa do tipo survey. Foram analisadas as pontuações médias atribuídas pelos respondentes assim como a frequência de respostas das variáveis e seu desvio padrão. Após, foram feitas análises e reflexões acerca dos resultados obtidos assim como o cruzamento com o referencial teórico. Além dos objetivos propostos, também foi analisada a satisfação dos usuários com o serviço do Bike Poa e as percepções de Porto Alegre como uma cidade com potencial de adoção da cultura da bicicleta. O resultado obtido demonstra que esse serviço é principalmente utilizado pelos seguintes motivos: hábitos saudáveis, prazer e baixo custo. Ainda assim, o aspecto desmotivador encontrado foi referente às condições meteorológicas de Porto Alegre, a baixa satisfação com o serviço e com a infraestrutura da cidade.
Abstract The following study presents a research about the behavior of the bike sharing system of Porto Alegre, the Bike Poa, with the goal to understand the reasons why it is used. In order to better understand this consumer, were also analyzed the ways of use of this service and the reasons of the nonuse. The study also approach a theoretical framework aligned to the proposal, covering the consumers behavior, in a motivation perspective, needs, wishes and influencing factors, as well as a research of secondary data about the bike use in Brazil, mainly about government programs which are being implanted, e about the bike sharing system assumptions, its evolution and function in a collaborative consumption. The data collection happened in October, with the obtaining 182 valid answers of the Bike Poa users, through a survey research. The average scores given by the respondents as well as the frequency responses of the variables and their standard deviation were analyzed. After, were made analyzes and reflections on the results obtained as the intersection with the theoretical framework. In addition to the proposed objectives, was also analyzed users satisfaction with the Bike Poa service and perceptions of Porto Alegre as a city with potential for adoption of bike culture. The result shows that this service is mainly used for the following reasons: adopting healthy habits, pleasure and low cost. Nevertheless, the demotivating aspect found was related to weather conditions in Porto Alegre, low satisfaction with the service and the infrastructure of the city.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117649
Arquivos Descrição Formato
000967428.pdf (1.088Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.