Repositório Digital

A- A A+

“O sol é capaz de nos transmitir vitaminas?” : os alimentos e seus nutrientes como temática interdisciplinar

.

“O sol é capaz de nos transmitir vitaminas?” : os alimentos e seus nutrientes como temática interdisciplinar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “O sol é capaz de nos transmitir vitaminas?” : os alimentos e seus nutrientes como temática interdisciplinar
Autor Vergara, Davi Fernandes Peralvo
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Educação alimentar e nutricional
Escola pública
Interdisciplinaridade
Resumo Nas Ciências Biológicas, Os alimentos e seus Nutrientes é uma das temáticas-chaves para explorar a interdisciplinaridade em um contexto escolar, pois nota-se a presença de informações de diversas disciplinas escolares nas reportagens e notícias quando se fala em alimentação. Porém, a presença de trabalhos integrados nas salas de aulas depende não só da ação Instituição de ensino, mas como também dos docentes. Portanto, analisou-se a opinião dos professores quanto à abordagem dessa temática em um currículo integrado através da aplicação de um questionário. Selecionaram-se quatro escolas públicas de Porto Alegre, onde foram entrevistados, no total, 26 professores de onze disciplinas diferentes. Em outra instituição, a Escola Gilberto Jorge, foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica, onde foram levantados aspectos relativos ao funcionamento dos projetos interdisciplinares já existentes na mesma, verificando as possibilidades e a viabilidade de realização de currículos integrados através de quatro perguntas por meio de um correio eletrônico. Trata-se, portanto, de em Estudo de Caso. Após análise dos resultados, observou-se as respostas dos professores quanto a definição de interdisciplinaridade e como se pode aplicá-la à temática Os Alimentos e seus Nutrientes. Foram verificadas as sugestões de conteúdos que podem ser interligados ao tema alimentação entre os professores com exceção àqueles da área das ciências biológicas. Analisaram-se as concepções dos docentes em relação ao conceito energia e aos dados presentes nas informações nutricionais. Discutiu-se ainda a visão cartesiana de alguns educadores através de seus comentários, sugestões e justificativas ao longo do questionário. Os Alimentos e seus Nutrientes foram exemplificados de acordo com as propostas de projetos curriculares integrados estabelecidas por Jurjo Torres Satomé. Finaliza-se esta pesquisa com um exercício interdisciplinar que possa justificar, ao menos, a conexão com cada uma das quinze disciplinas escolares em relação à temática que lancei neste trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117650
Arquivos Descrição Formato
000967462.pdf (331.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.