Repositório Digital

A- A A+

Das mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivos

.

Das mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Das mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivos
Autor Santos, Joseane Frassoni dos
Orientador Hickmann, Roseli Inês
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Currículo
Educação integral
Inclusão escolar
Resumo Este trabalho visa perceber os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Seu objetivo principal foi investigar as relações e interlocuções entre educação integral e educação inclusiva, procurando perceber quais as contribuições que uma escola organizada pedagogicamente a partir da proposta de educação integral, pode possibilitar para os processos de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso de inspiração etnográfica, sobre os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência de acordo com a perspectiva de três pedagogas e um professor especialista que realizam a sua docência junto aos alunos de uma escola municipal de Canoas, em uma turma de Ensino Fundamental, composta por oitenta alunos, sendo que nove possuem deficiência. Os aportes teóricos foram: Jaqueline Moll, Maria Beatriz P. Titton e Suzana M. Pacheco nos argumentos sobre Educação Integral; Humberto Maturana e Philippe Meirieu ao tratar sobre a relação pedagógica; e, Mauren L. Tezzari, Claudio Baptista sobre inclusão escolar. As análises apontam para um entendimento da educação integral como promotora das distintas dimensões dos alunos. Também observou-se que há necessidade de maior compreensão das professoras quanto à ampliação do tempo escolar, considerando que elas percebem a importância da educação integral para a inclusão escolar, porém necessitam de um adensamento e problematização da concepção de tempo nos processos inclusivos articulados à formação integral dos educandos. Como contribuições a pesquisa possibilitou refletir que a educação integral surge como uma proposta de educação que contribui para a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino ao propiciar a ampliação e articulação dos tempos e espaços escolares e do currículo interdisciplinar que favoreça aprendizagens significativas e formação integral através do conhecimento complexo, das relações entre os indivíduos, e do foco nos diferentes ritmos e tempos de aprendizagens.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117655
Arquivos Descrição Formato
000967019.pdf (560.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.