Repositório Digital

A- A A+

Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza

.

Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
Autor Menegazzi, Gabriel Deli Lopes
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino de ciências
Historias em quadrinhos
Resumo O estudo desenvolvido consistiu na análise de Histórias em Quadrinhos e Narrativas Ilustradas, objetivando verificar o potencial desse material como recurso didático, bem como suas vantagens e implicações, em situações de aprendizagem do ensino de Ciências da Natureza. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada na análise de material documental, de acordo com as categorias produzidas por Fraga (2012) baseado em Zamboni (2001). Nesse sentido foram selecionadas dezesseis histórias em quadrinhos e oito narrativas ilustradas - produzidas por alunos da Educação Básica e professores estagiários e especialistas da área de Ciências da Natureza. Os resultados obtidos possibilitaram a evidência e a comparação das ocorrências das categorias de análise, permitindo estabelecer relações entre os dois gêneros analisados e os grupos de autoria. Constatou-se o emprego de diversas estratégias para aproximar o cotidiano do leitor aos conhecimentos e saberes científicos, destacando o uso de metáforas, analogias, contextualizações e inferências implícitas a saberes do dia a dia. Outrossim, observou-se o uso de ironias, gírias, expressões populares e antropomorfização de personagens com a finalidade de aproximar o material ao leitor, promovendo sua identificação com as obras, além de conferir traços de humor e ludicidade à leitura. Os resultados obtidos na análise desse estudo sugerem que as Narrativas Ilustradas e as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas para finalidades de aprendizagem, podendo ser produzidas tanto por professores quanto por alunos, sendo aplicável tanto na escola quanto em outros meios como divulgação científica à comunidade leiga, pois são materiais que facilitam a compreensão e articulação dos saberes com a realidade do leitor - capazes de desenvolver senso crítico e valores de cidadania desses.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117662
Arquivos Descrição Formato
000967565.pdf (2.268Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.