Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorMoresco, Berenice de Fátima da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-11T02:01:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117754pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa versou sobre a investigação dos movimentos que se evidenciam nas interações pela interface do uso de tecnologias digitais e que geraram ações conjuntas entre o professor de SIR/AEE e os outros professores da escola em direção a processos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiências no trabalho da escola de ensino fundamental e regular. Ressaltar abordagens conceituais sobre os processos educacionais que se destacaram na perspectiva da inclusão através do uso do AVA foi o principal objetivo. O estudo de casos múltiplos serviu de recurso para o desenvolvimento da pesquisa, que teve como cenário as amarras teóricas dos estudos sócio-históricos de Vygotsky, assim como o percurso do serviço nas SIR/AEE na rede municipal de Educação de Porto Alegre e os estudos sobre recursos tecnológicos digitais.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the investigation of movements that are identify on the interactions through use the virtual learning environment (AVA) and which will generate actions between the teacher SIR/ESA and the other school teachers toward educational processes in view of the inclusion of students with disabilities on the work of elementary and regular school education. Emphasize conceptual approaches on the educational processes which highlighted from the perspective of inclusion through the use of AVA was the main goal. And the multiple case study served as a resource for the development of the research that took place at the theoretical bonds of historical social studies of Vygotsky, as well as the path of service in the SIR/ESA in the public education school network of Porto Alegre and studies on digital technology resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titleProcessos educacionais na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência pela interface de tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000968330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples