Repositório Digital

A- A A+

Na pista das imagens : produção e circulação de pinturas históricas no Rio Grande do Sul de 1914 a 1935

.

Na pista das imagens : produção e circulação de pinturas históricas no Rio Grande do Sul de 1914 a 1935

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Na pista das imagens : produção e circulação de pinturas históricas no Rio Grande do Sul de 1914 a 1935
Autor Nascimento, Marlene Ourique do
Orientador Possamai, Zita Rosane
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto História
Pintura
Revolução Farroupilha (1835-1845)
[es] Exposición del Centenario Farroupilha
[es] Pintura histórica
Resumo Esta pesquisa tem como escopo a análise da produção e circulação das obras de arte Chegada dos Casais Açorianos e Tomada da Ponte da Azenha do pintor Augusto Luiz de Freitas e Expedição a Laguna de Lucílio de Albuquerque, partindo dos aportes teóricos e empíricos de Ulpiano Bezerra de Menezes, Paulo Kanuss e Anna Paula Canez. O período analisado compreende desde as encomendas das obras - feitas pelo então governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, entre os anos de 1914 e 1919 - até a alocação destas no prédio da futura sede da Escola Normal na cidade de Porto Alegre no ano de 1935. O estudo insere-se no âmbito de estudos em História Cultural e História da Educação. Como método, procede-se à análise dos documentos que relatam aspectos envolvidos na trajetória destas pinturas, propondo uma reflexão sobre a relação entre estes eventos e a produção e circulação destas obras.
Resumen Esta investigación tiene el objetivo de la producción y circulación de obras de arte de llegada de las Parejas de las Azores y Toma de La Puente deAzenhadelpintorLuiz Augusto de Freitas y Expedición a Lagunade Lucílio de Albuquerque, sobre la base de los aportes teóricos y empíricos de Ulpiano Bezerra de Menezes, Pablo Kanussy Ana Paula Canez. El período analizado se inicia órdenes - hecha por el gobernador de Río Grande do Sul, Borges de Medeiros, entre los años 1914 y 1919 - a la asignación de estos en el futuro edificio de la sede de la Escuela Normal en la ciudad de Porto Alegre, en el año 1935. El estudio forma parte del alcance de los estudios en Historia Cultural e Historia de la Educación. Como método, se procede al análisis de los documentos que se relacionan con aspectos de la trayectoria de estas pinturas, que propone una reflexión sobre la relación entre estos eventos y la producción y circulación de estas obras.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/117818
Arquivos Descrição Formato
000968325.pdf (3.100Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.