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Apropriações e invenções : a experiência dos museus comunitários do México (1958/1993)

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Apropriações e invenções : a experiência dos museus comunitários do México (1958/1993)

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Título Apropriações e invenções : a experiência dos museus comunitários do México (1958/1993)
Autor Oliveira, Patrícia Maria Berg Trindade de
Orientador Possamai, Zita Rosane
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação popular
Museu
Resumo O estudo proposto tem como objetivo examinar dois programas para a Museologia Comunitária: o Programa de Desenvolvimento da Função Educativa dos Museus (Profedem) e o Programa de Museus Comunitários e Ecomuseus, ambos implementados pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), México. Busca identificar o quanto os documentos dos programas citados abarcam das proposições e formulações dos encontros promovidos pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), ocorridos entre 1958 e 1972, e dos encontros ocorridos no ano de 1984, em Quebec, Canadá, e em Oaxtepec, México. A intenção é analisar as representações de museu, educação e comunidade constantes nos programas, cotejando com as resoluções dos encontros internacionais, como meio de identificar possíveis apropriações e invenções em suas concepções. O embasamento teórico da pesquisa dar-se-á a partir da abordagem da História da Educação e da História Cultural, ancoradas em autores como Roger Chartier, Camilo de Vasconcellos, Raúl Méndez Lugo e Sergio Reyes. O trabalho busca capturar práticas diferenciadas e usos contrastados, no sentido de compreender os distanciamentos e as aproximações em relação às concepções, normas e propostas teórico-metodológicas construídas pelos profissionais do campo nos encontros acima elencados, e aquelas presentes nos textos dos programas do Instituto Nacional de Antropologia e História. O estudo constata o protagonismo do México no trabalho com a Museologia Comunitária e finaliza afirmando a importância da participação da população nas ações propostas nos textos dos Programas.
Abstract The proposed study aims to examine two programs for community museology: the Prodefem - Development Partnership of the Educational Function of Museums and the Community Museums and Ecomuseums Program, both implemented by the National Institute of Anthropology and History, INAH, Mexico. Seeks to identify how much the documents of cited programs cover the propositions and formulations of the meetings promoted by the International Council of Museums, Icom, occurred between 1958 and 1972, and the meetings held in 1984 in Quebec, Canada, and in Oaxtepec, Mexico. The intention is to analyze the museum representations, education and community contained in the programs, comparing with the resolutions of international matches as a means of identifying possible appropriations and inventions in their conceptions. The theoretical basis of the research takes place from the approach of the History of Education and Cultural History from the approach of cultural history, anchored in authors such as Roger Chartier, Vasconcellos Camilo, Raúl Méndez Lugo, Sergio Reyes, I seek to capture different practices and contrasted uses, in order to understand the differences and approaches in relation to concepts, standards and theoretical and methodological proposals built by professionals in the field in the meetings listed above, and those present in texts of the programs of the National Institute of Anthropology and History for Community Museology. The study found Mexico's main role in working with the Community Museology and finished recognizing the importance given to the participation of the population in the actions proposed in the texts of Programs. The study finds Mexico's role in working with the Community Museology and ends by stating the importance of participation of the population in actions proposed in texts of the programs.
Resumen El estudio propuesto tiene como objetivo examinar dos programas para la museología comunitaria: el Prodefem - Programa de Desarrollo de la función educativa de los museos y el Programa de Museos Comunitarios y Ecomuseos, los dos siendo implementados por el Instituto Nacional de Antropología e Historia, INAH, México. Busca identificar cuanto los documentos de los programas citados cubren las proposiciones y las formulaciones de los encuentros promovidos por el Consejo Internacional de Museos, Icom, cuales fueron producidos entre 1958 y 1972, y las reuniones celebradas en 1984 en Quebec, Canadá, y en Oaxtepec, México. La intención es analizar las representaciones de los museos, la educación y la comunidad que figuran en los programas, en comparación con las resoluciones de partidos internacionales como un medio para identificar posibles créditos e inventos en sus concepciones. La base teórica de la investigación se lleva a cabo desde el enfoque de la Historia de la Educación y de la Historia Cultural, desde el enfoque dado por reconocidos autores tales como Roger Chartier, Vasconcellos Camilo, Raúl Méndez Lugo, Sergio Reyes, yo busco capturar diferentes prácticas y usos contrastados, con el fin de comprender los distanciamientos y las aproximaciones en relación con los conceptos, normas y propuestas teóricas y metodológicas construidas por profesionales de ese campo en las reuniones citadas, y aquellas que están presentes en los textos de los programas del Instituto Nacional de Antropología e Historia de la Museología Comunitária. El estudio constató el papel protagonista de México en el trabajo con la Museología Comunidad y terminó afirmando la importancia dada a la participación de la población en las acciones propuestas en los textos de los programas. El estudio revela el papel central de México en el trabajo con la Museología Comunitária y por final afirma la importancia de la participación de la población en las acciones propuestas en los textos de los programas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/117822
Arquivos Descrição Formato
000968689.pdf (1.226Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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