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Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola

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Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola

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Título Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
Autor Bonatto, Mônica Torres
Orientador Icle, Gilberto
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Aluno
Educação básica
Performance
Professor
Teatro
[en] Performance studies
[en] School
Resumo Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos.
Abstract This thesis consists of a literature review focused on the meanings of the term performance and its possibilities to think the field of Education. It discusses the notion of teaching as performance, proposing to consider teachers and students as performers. The aim is to demonstrate the power of designing the school as an inbetween place, a liminal space, a place to turn school practices into teachingcreating processes. We raise the possibility to recover the corporeity of teachers and students. The thesis seeks to relativise the crisis of the teacher-student opposition, reproduced in our educational system, reviewing hierarchies and establishing new bases to reflect on school education. It presents the notions of teacher-performer and student-performer as subjects of collaborative work. The thesis proposes a dialogue between performance and school education, including material from the researcher's notebooks, and photo and video records of her practice as a theatre teacher. The research confines performance to education as a way to mobilise the hegemonically accepted roles of teacher and student.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/117825
Arquivos Descrição Formato
000968708.pdf (10.64Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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