Repositório Digital

A- A A+

Integração de modelos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos e comparação com seus desempenhos individuais

.

Integração de modelos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos e comparação com seus desempenhos individuais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Integração de modelos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos e comparação com seus desempenhos individuais
Autor Fernandes Filho, Roberto Braga
Orientador Cassel, Ricardo Augusto
Data 2015
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Previsão de demanda
[en] Demand
[en] Forecasting
[en] Integrated forecasting
Resumo Um bom sistema de previsão de demanda é um dos passos para o sucesso de uma empresa. Previsões com baixos erros permitem a manutenção de um estoque reduzido, uma ocupação de fábrica e uma gestão financeira mais eficiente, em conjunto com outros benefícios trazidos por um sistema confiável. Há diversas formas de realizar uma previsão, mas há anos a que vem sendo considerada mais promissora é a que integra métodos quantitativos e qualitativos. Ambos os métodos possuem vantagens exclusivas, o que torna a integração particularmente interessante. Este trabalho visa o desenvolvimento e teste de um sistema de previsão em uma empresa de grande porte, a fim de disponibilizar uma forma confiável de integração de métodos. Busca ainda validar o auxilio de especialistas nos ajustes de previsão de forma que os problemas provenientes do julgamento humano possam ser evitados. Uma comparação entre as várias previsões realizadas é apresentada, de forma que o leitor possa interpretá-las e julgar quais possam ser as mais adequadas à situação em que se encontra.
Abstract A good forecasting system is one of the steps to the success of a company. Forecasts with small errors enable the maintenance of a reduced inventory, a more efficient factory occupation and financial management, together with other benefits provided by a reliable system. There are several ways to make a forecast, but for years the quantitative and qualitative methods integrated has been considered more promising. Both methods have unique advantages which makes it particularly interesting integration. This paper aims to develop and test a forecasting system in a large company in order to provide a reliable form of integration methods. It also seeks to validate the aid of experts in the predictive adjustments so that problems derived from the human judgment can be avoided. A comparison of the various forecasts made is provided in a way that the reader can interpret them and judge which may be the most appropriate to the situation you are in.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/117896
Arquivos Descrição Formato
000968719.pdf (1.024Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.