Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorTrott, Serguempt_BR
dc.date.accessioned2008-01-22T04:10:28Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11790pt_BR
dc.description.abstractEventos especiais têm um papel importante dentro da administração e do marketing de lugares, mas para obter o máximo retorno de tais festividades, seja em termos econômicos ou sociais, é preciso gerenciá-las com o conhecimento de seus impactos. O presente trabalho replica, com algumas modificações, o estudo de Gursoy, Kim e Uysal (2004), adaptando para o cenário brasileiro a escala para medir os impactos causados na comunidade, por festas populares, de acordo com a opinião dos envolvidos. A pesquisa aqui descrita, realizada em quatro eventos distintos no Rio Grande do Sul, envolveu um total de 1093 respondentes e seus resultados permitiram validar a escala adaptada para o Brasil, ao mesmo tempo que foram identificados três tipos de impactos gerados pelas festas populares: os Benefícios Socioeconômicos, os Benefícios Socioculturais e os Custos Sociais.pt_BR
dc.description.abstractFestivals and special events have an important role in the segments of marketing and management of locals. However, to achieve the maximal economical and social return from such events, it is necessary to manage them taking in consideration their impacts on society. This study is a replication, with some changes, about the study carried out by Gursoy, Kim and Uysal (2004), bringing into Brazilian reality the scale to measure the perceived impacts of special events on community, according to the stakeholders. The survey was realized in four different events in Rio Grande do Sul, with a total of 1093 interviewed people and the results allowed the validation of the adapted scale for Brazil. The study could also identify three groups of different impacts of festivals on communities: socialeconomical benefits, social-cultural benefits and social costs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFestivals and special eventsen
dc.subjectMarketing : Satisfacao : Clientept_BR
dc.subjectImpacts on the communityen
dc.subjectFestas populares : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPlace’s Management and Marketingen
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectImpactos econômicos : Turismopt_BR
dc.subjectTourism and developmenten
dc.subjectTurismo : Impacto socioculturalpt_BR
dc.titleUma replicação da escala de Gursoy, Kim e Uysal para mensurar os impactos de eventos especiaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000616633pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples