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dc.contributor.authorSantos, Marzo Vargas dospt_BR
dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2015-06-20T02:01:15Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0100-1574pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118031pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata de identificar e compreender de que modo os estudantes negros da rede municipal de ensino de Porto Alegre constituem interações sociais, e como essas se manifestam na cultura estudantil e na Educação Física. Por meio de uma etnografia educativa, reflete sobre a participação do negro na construção da sociedade, que não é isenta de contradições e controvérsias. Os autores realizam análise de documentos, observação participante, diário de campo, grupos de discussão e entrevista semiestruturada. A análise enfatiza o modo pelo qual os colaboradores do estudo se percebem nas relações étnico-raciais, ao tratar dos códigos de significados na cultura estudantil, especialmente quanto ao seu reconhecimento no grupo, revelando que os negros manifestam certa naturalização de uma posição social de inferioridade. As diferentes culturas da escola dão sentidos distintos às ações, rituais e códigos que serão interpretados por aqueles envolvidos com os elementos dessa cultura.pt_BR
dc.description.abstractThe article seeks to identify and understand the mode in which Afro-Brazilian students in the municipal school system of Porto Alegre constitute their social interactions and how such constructions manifest themselves amongst student culture and in Physical Education classes. Using educational ethnography, it reflects on afro participation in the construction of a society that is full of contradictions and controversies. The authors analyzed documents, used participant observation, kept a field diary, led discussion groups and conducted semi-structured interviews. The analysis emphasizes the way in which the study’s subjects perceived themselves in ethno-racial relationships when dealing with the codes of student culture, especially when identifying themselves in relation to the group, revealing that Afro-Brazilians manifest a certain naturalization of a social position of inferiority. The different cultures in the school lend different meanings to the actions, rituals and codes, which will then be interpreted using elements of this very culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa : revista de estudos e pesquisa em educação. São Paulo : Fundação Carlos Chagas, 2011. Vol. 41, n. 143 (maio./ago. 2011), p. 516-537.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectAfro-brazilianen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectRaceen
dc.titleAprendendo a ser negro : a perspectiva dos estudantespt_BR
dc.title.alternativeLearning to be black: the students’ perspective en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000835326pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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