Repositório Digital

A- A A+

Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças : análise de textos de divulgação científica

.

Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças : análise de textos de divulgação científica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças : análise de textos de divulgação científica
Outro título The Microbiology in the Ciência Hoje das Crianças magazine : an analysis of scientific popularization texts
Autor Fraga, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Resumo Este artigo investiga textos de divulgação científica (TDC), publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, relacionados à microbiologia. As crianças, embora entrem em contato com microrganismos, não têm a oportunidade de observá-los diretamente, fator relevante na seleção dos textos para análise. O material foi analisado conforme as características do discurso de divulgação científica, descritas na literatura para textos voltados para adultos. Os resultados evidenciaram que esses elementos também ocorrem nos textos para o público infantil, corroborando a ideia de que a divulgação científica produz um discurso próprio, não se tratando de mera simplificação do científico. Os textos têm como marcas distintivas: o apelo à leitura feito mediante o uso de imagens, a informalidade da linguagem, e tentativas de aproximação do cotidiano das crianças, conforme pressupostas pelos autores dos artigos. Observou-se, também, que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a microbiologia, oferecendo possibilidade de aplicação em aulas de ciências.
Abstract This article aims to analyze scientific popularization texts related to microbiology published in the magazine “Ciência Hoje das Crianças”. Children, in spite of their contact with microorganisms, do not observe them directly, a situation which is important regarding the selection of texts. The material was scrutinized in accordance with the characteristics of the discourse of scientific popularization, as described in the literature related to texts for adults. Results show that these features are also present in texts for children, which corroborates the idea that scientific popularization has a discourse of its own. The texts have, as their distinctive features, the appeal to reading done via the intervention of pictures and the use of informal language: an attempt to approach the children’s daily lives, as presupposed by the authors of the texts. Also, they appeared to offer a interdisciplinary approach to microbiology, offering the possibility of the use the texts in science classes.
Contido em Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 21, n.1 (2015), p. 199-218
Assunto Divulgação científica
Microbiologia
[en] Ciência Hoje das Crianças
[en] Magazine
[en] Microbiology
[en] Scientific texts
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/118049
Arquivos Descrição Formato
000953932.pdf (589.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.