Repositório Digital

A- A A+

Desdobramento da função qualidade em serviços : caso dos laboratórios de metrologia e ensaios da Unijuí

.

Desdobramento da função qualidade em serviços : caso dos laboratórios de metrologia e ensaios da Unijuí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desdobramento da função qualidade em serviços : caso dos laboratórios de metrologia e ensaios da Unijuí
Autor Duarte, Luiz Carlos da Silva
Orientador Ten Caten, Carla Schwengber
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Desdobramento da função qualidade
Prestação de serviços
Resumo Este trabalho apresenta a sistemática do Desdobramento da Função Qualidade (QFD), como método de planejamento, aplicado no conjunto de laboratórios da UNIJUÍ, denominado UNImetro. A abordagem contribui para a implementação da garantia da qualidade, visto que estes laboratórios já possuem um sistema de qualidade com base na ISO/IEC Guia 25, de forma que o QFD viabilizará a análise da qualidade identificada e demandada pelo cliente e das características dos serviços e dos recursos humanos e de infra-estrutura necessários para atendê-la. Este trabalho desenvolvido passa a fazer parte da modelagem do sistema da qualidade, em utilização no UNImetro, complementando o modelo de gestão adotado. A utilização do QFD, como forma de captar as necessidades do mercado, interpretá-las e conduzí-las, ao longo do processo de desenvolvimento das matrizes, atingindo os setores na organização, é o estudo abordado neste trabalho.
Abstract This work presents the Quality Function Deployment (QFD) systematic tool planning, applied in the laboratories of UNIJUÍ, called UNImetro. The approach contributs to the implement of quality guaranty, because these laboratories already have the quality system with base on ISO/IEC Guide 25, in this case the QFD will give the possibility to analisy the identified quality and the demand for costumer, services caracteristies, human recourses and the structure necessary for attend it. This development method will talse part of the quality system model, that is used in UNImetro, like a form to supplementary the management model adapted. The utilization of QFD, as a form to pick up the market necessities, to interpret, and conduct them during the sources process development achieving all the departments of the company, this is the study to be presented.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/118081
Arquivos Descrição Formato
000326816.pdf (3.736Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.