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dc.contributor.authorBecker, Joao Luizpt_BR
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Brazileiropt_BR
dc.contributor.authorBruni, Adriano Lealpt_BR
dc.contributor.authorTenório, Robinson Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-23T02:02:36Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118099pt_BR
dc.description.abstractUm dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores.pt_BR
dc.description.abstractOne of the main topics of discussion concerning professional master’s programs (PMP) in Brazil is about how to evaluate them. This research sought to scrutinize possible impact indicators of professional PMP from a multidimensional perspective based on Sander (1995). To achieve this goal an investigation was conducted using the Delphi technique in three rounds with the participation of PMP Directors, CAPES Committees’ Chairs, and researchers who have published academic papers on the subject. Data analysis of the information gathered permitted to achieve a list of 21 indicators, which were examined visà- vis Sander’s four dimensions (efficiency, efficacy, effectiveness and relevance). Efficacy is the core dimension for mostly indicators.en
dc.description.abstractUno de los principales temas de discusión sobre cursos de máster profesional (MP) en Brasil se refiere a la manera de evaluarlos. Este trabajo buscó analizar los posibles indicadores de impacto de cursos de MP bajo una perspectiva multidimensional, basada en Sander (1995). Para lograr este objetivo se llevó a cabo una investigación utilizando la técnica Delphi en tres rondas con la participación de Coordinadores de MP, Coordinadores de Áreas de *CAPES e investigadores con artículos académicos publicados sobre el tema. El análisis de las informaciones recogidas permitió obtener una lista de 21 indicadores, que se estudiaron según las cuatro dimensiones de Sander (eficiencia, eficacia, efectividad y pertinencia). Eficacia es la dimensión principal de la mayoría de los indicadores.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n.83 (abr./jun. 2014), p. 505-532pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImpacten
dc.subjectMestrado profissionalizantept_BR
dc.subjectMaster´s degreeen
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectImpactoes
dc.subjectMásteres profesionaleses
dc.titleAvaliação de mestrados profissionais : construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidadept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of professional master’s program : construction and analysis of indicators in the face of multidimensionalityen
dc.title.alternativeEvaluación de másteres profesionales : construcción y análisis de indicadores bajo la perspectiva de la multidimensionalidades
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000937256pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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