Repositório Digital

A- A A+

Análise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtual

.

Análise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtual
Outro título Analysis of the construction of the concepts of proportionality using the software Geoplano Virtual
Autor Fioreze, Leandra Anversa
Barone, Dante Augusto Couto
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa relacionada com a utilização de recursos digitais para a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A principal base teórica para esta análise é a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e a metodologia escolhida é a Engenharia Didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma oitava série de uma escola municipal situada no interior do Rio Grande do Sul. Tem-se o relato de uma das atividades com a análise das construções conceituais dos alunos utilizando o software geoplano virtual. Observou-se que, na resolução das situações, nem sempre o campo conceitual pôde ser construído de forma abrangente, evidenciando um processo de construção de conhecimentos que não se dá de forma linear.
Abstract This article presents the results of research related to the use of digital resources for learning the concepts of proportionality. The main theoretical basis for this analysis is Conceptual Fields Theory by Gérard Vergnaud, and the methodology chosen is the Didactical Engineering. The subjects of this research were eighth-grade students from a school in a small town, Rio Grande do Sul, Brazil. There was a report of one of the activities with the analysis of students’ conceptual constructions using the Virtual Geoplano software. It was observed that in the resolution of situations the conceptual field cannot not always can be made in a wide-ranging way, and that the process of knowledge making is not linear.
Contido em Ciência & educação. Bauru. Vol. 19, no. 2 (2013), p. 267-278
Assunto Aprendizagem : Matematica
Proporcionalidade
Tecnologia educacional
Teoria dos campos conceituais
[en] Basic education
[en] Educatitonal technology
[en] Learning
[en] Mathematics teaching
[en] Proportionality
[en] Theory of conceptual fields
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/118110
Arquivos Descrição Formato
000932235.pdf (278.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.