Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorBarone, Dante Augusto Coutopt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorIsaia, Silvia Maria de Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2015-06-23T02:02:39Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118110pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa relacionada com a utilização de recursos digitais para a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A principal base teórica para esta análise é a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e a metodologia escolhida é a Engenharia Didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma oitava série de uma escola municipal situada no interior do Rio Grande do Sul. Tem-se o relato de uma das atividades com a análise das construções conceituais dos alunos utilizando o software geoplano virtual. Observou-se que, na resolução das situações, nem sempre o campo conceitual pôde ser construído de forma abrangente, evidenciando um processo de construção de conhecimentos que não se dá de forma linear.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the results of research related to the use of digital resources for learning the concepts of proportionality. The main theoretical basis for this analysis is Conceptual Fields Theory by Gérard Vergnaud, and the methodology chosen is the Didactical Engineering. The subjects of this research were eighth-grade students from a school in a small town, Rio Grande do Sul, Brazil. There was a report of one of the activities with the analysis of students’ conceptual constructions using the Virtual Geoplano software. It was observed that in the resolution of situations the conceptual field cannot not always can be made in a wide-ranging way, and that the process of knowledge making is not linear.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 19, n. 2 (2013), p. 267-278pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectProporcionalidadept_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectProportionalityen
dc.subjectTheory of conceptual fieldsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducatitonal technologyen
dc.titleAnálise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtualpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the construction of the concepts of proportionality using the software Geoplano Virtual en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000932235pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples