Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos

.

Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos
Autor Miz, Karina Elisa da Rocha
Orientador Abreu, Sabrina Pereira de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Adjetivo
Classe de palavras
Ensino de língua portuguesa
Livro didático
Substantivo
Resumo Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a caracterização dessas duas classes gramaticais. Os gramáticos estudados são: Cunha e Cintra (2008), Rocha Lima (2002) e Bechara (2006); e os linguistas são: Câmara Jr. (1982), Perini (1996), Pinilla (2008) e Basílio (1987). O trabalho procura mostrar a necessidade de se delimitar os traços semânticos, morfológicos e sintáticos para uma definição adequada das classes de palavras.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/118215
Arquivos Descrição Formato
000966114.pdf (2.660Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.