![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/118215
Título | Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos |
Autor |
Miz, Karina Elisa da Rocha
|
Orientador |
Abreu, Sabrina Pereira de
|
Data | 2015 |
Nível | Especialização |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa. |
Assunto |
Adjetivo
Classe de palavras Ensino de língua portuguesa Livro didático Substantivo |
Resumo | Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a caracterização dessas duas classes gramaticais. Os gramáticos estudados são: Cunha e Cintra (2008), Rocha Lima (2002) e Bechara (2006); e os linguistas são: Câmara Jr. (1982), Perini (1996), Pinilla (2008) e Basílio (1987). O trabalho procura mostrar a necessidade de se delimitar os traços semânticos, morfológicos e sintáticos para uma definição adequada das classes de palavras. |
Tipo | Trabalho de conclusão de especialização |
URI | http://hdl.handle.net/10183/118215 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000966114.pdf (2.660Mb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License