Repositório Digital

A- A A+

A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro

.

A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro
Autor Luz, Guilherme Gonçalves da
Orientador Silva, Alexandre Rocha da
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Cinema brasileiro
Cinema Novo
Teoria do cinema
[en] Brazilian cinema
[en] Dispersion
[en] Impulse-image
[en] Seriality
Resumo Este trabalho retoma o conceito de imagem-pulsão, de Gilles Deleuze (2009), a fim de suscitar um mapeamento da ocorrência de tais imagens em filmes brasileiros de diferentes épocas. Temos como questão central a identificação de uma tendência das produções brasileiras na rememoração de um passado pulsional latente, atualizado através de imagens como a fome, a violência, a perversão e a degradação. Metodologicamente, a investigação ocorreu através da articulação de quatro procedimentos: Atenção Flutuante, de Freud (1996), Dispersão, de Foucault (2013), Serialismo e Diagrama, de Deleuze (2011b, 2013). O corpus é composto por fragmentos fílmicos (imagens ou sequências de imagens) extraídos de um grupo que conta com mais de cinquenta filmes realizados no Brasil e situados entre os anos de 1950 e 2014.
Abstract This work studies the impulse-image concept created by Gilles Deleuze and aims to identify impulse-image’s presence in the context of Brazilian movies at different times. We suggest, as a fundamental question, the existence of Brazilian productions tendency to bring back images from a pulsional past that materialize as images about hungry, violence, perversion and degradation. Three methodological procedures were used, they are: Freud’s (1996) suspended-attention, Foucault’s (2013) dispersion and Deleuzes’s (2011b, 2013) seriality and diagram. As corpus the analysis has filmic fragments (plans or sequences of plans) extracted from a group that contains more than fifty movies produced in Brazil between 1950 and 2014.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/118248
Arquivos Descrição Formato
000969110.pdf (6.894Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.