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A estratégia de produção em grandes empresas alimentícias da região do Vale do Taquari - RS

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A estratégia de produção em grandes empresas alimentícias da região do Vale do Taquari - RS

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Título A estratégia de produção em grandes empresas alimentícias da região do Vale do Taquari - RS
Autor Krummenauer, Lothar Lari
Orientador Pedrozo, Eugenio Avila
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração da produção
Agroindustria alimentar : Brasil
Agronegócios
Estratégia de produção
Estrategia empresarial : Globalizacao : Organizacoes
Exportacao : Competitividade : Brasil
Gestão da produção
Processo de internacionalização de empresas
Vale do Taquari, Região (RS)
[en] Competitive criteria
[en] Internationalisation
[en] Production strategies and operations
Resumo O crescente aumento da qualidade e produtividade nas indústrias de alimentos do Vale do Taquari-RS, permitiu às empresas disputar parte do mercado internacional. Produzir e vender tanto no mercado interno como no externo é uma tarefa que exige das empresas um posicionamento estratégico diferenciado. Este trabalho tem por objetivo identificar o estágio para a internacionalização que as empresas se encontram, bem como as estratégias de produção e operações e suas possíveis diferenças tanto para o mercado externo ou interno em grandes empresas produtoras de alimentos do Vale do Taquari-RS. O método utilizado foi o de estudo de caso, com duas grandes empresas produtoras e exportadoras de alimentos sediadas na região. Os resultados possibilitaram enquadrar ambas empresas pesquisadas no segundo estágio para a internacionalização conforme Korth (1985). Quanto à estratégia (funcional) de operações, verificou-se que uma das empresas pesquisadas opera com a estratégia de custo e diferenciação para o mercado interno, e com a estratégia de custo para o mercado externo; enquanto a outra empresa utiliza a estratégia de liderança em custo para o mercado interno e estratégia de diferenciação para o mercado externo. A pesquisa revelou que os clientes do exterior têm prioridade na programação de produção e entrega, também fazem exigências a seus fornecedores tais como plantas isoladas de outras fábricas, processo de abate seguindo rituais, embalagem diferenciada com a marca do cliente, peso e formulação do produto, situações peculiares a cada um dos clientes na exportação, que não ocorre no mercado interno. Outro resultado interessante apontado pela pesquisa foi que uma das empresas afirma competir em confiabilidade de entrega, mobilizando recursos para garantir que a data de entrega prevista seja cumprida, porém chega a cancelar pedidos redirecionando-os ao mercado com maior atratividade financeira atual e futura, demonstrando haver um duplo padrão de comportamento.
Abstract The increased quality and productivity in food industries in the Vale do Taquari (RS) allowed companies to share the international market. Producing and selling for both domestic and international market is a task that requires from companies a differentiated strategic positioning. This paper aims at identifying the internationalisation process companies are in, as well as production strategies and operations and their possible differences in both domestic and international market for large food companies in the Vale do Taquari (RS). The method used was the case study with two large producing and exporting food companies based in this region. The results allowed us to fit both companies into the second internationalisation process by Korth (1985). As for the (functional) operation strategy, we have found that one of the researched companies works with the strategy of cost and differentiation for the domestic market, and with the cost strategy for the international market, while the other company uses the strategy of leadership in cost for the domestic market and the differentiation strategy for the external market. The research has revealed that foreign consumers would take precedence in the production and delivery agenda, and require from their suppliers things like separate designs from other plants, slaughtering process following particular rituals, particular packaging with the customer’s mark, product weight and formulation, peculiar situations for every customer in exportation, which do not occur in the domestic market. Another useful result this research has provided was that one of the companies says that it competes in delivery reliability, articulating resources to assure that the scheduled delivery is fulfilled, but it comes to cancel orders redirecting for market with increased financial attractiveness today and in the future, showing it has two patterns of behaviour.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11825
Arquivos Descrição Formato
000612600.pdf (747.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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