Repositório Digital

A- A A+

Insolação e radiação solar na região de Santa Maria, RS : II. disponibilidade e variabilidade

.

Insolação e radiação solar na região de Santa Maria, RS : II. disponibilidade e variabilidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Insolação e radiação solar na região de Santa Maria, RS : II. disponibilidade e variabilidade
Autor Buriol, Galileo Adeli
Schneider, Flavio Miguel
Estefanel, Valduino
Berlato, Moacir Antonio
Resumo A disponibilidade e a variabilidade da insolação e da densidade de fluxo da radiação solar global incidente foram determinadas para vários locais da região de Santa Maria, RS. Utilizaram- se dados diários destes elementos climáticos, registrados nas estações experimentais de Silvicultura da Boca do Monte (Santa Maria), Fitotécnica de Júlio de Castilhos e de Forragicultura de São Gabriel da Secretaria da Agricultura e Abasteci mento e das estações meteorológicas de Santa Maria (cidade) e Departamento de Fitotecnia (Santa Maria) pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia. Concluiu-se que a disponibilidade de insolação e de densidade de fluxo da radiação solar global incidente de Júlio de Castilhos é maior que a de São Gabriel e a de Santa Maria, e que a variabilidade destes elementos é elevada em todos os meses do ano mas é maior durante os meses de inverno. Também verificou- se que a probabilidade de ocorrência de mais de um dia com ausência de insolação e de dias com densidade de fluxo de radiação solar global incidente ˃ 100 cal.cm.-2 .dia-1 e de seqüências de mais de um dia consecutivo com estes niveis é maior nos meses de inverno na região de Santa Maria.
Abstract sunshine hours and total solar radiation at the Santa Maria (RS) region were determined . Data were c olected at the Forest Experimental Station located in Boca do Monte, Experimental Station of Júlio de Castilhos and Grass Experimental Station of São Gabriel as well from the standart me teorological station located at the Federal University of Santa Maria. It was concluded that daily sunshine availability and total solar radiation at Júlio de Castilhos was greater than in São Gabriel and Santa Maria and the variability of these elements was high during all months but higher during winter. The probability of occuring more than one day without sunshine and days with global solar radiation less than ˃ 100 cal.cm.-2 .day-1and a sequency of more than one consecutive day with these levels was greater during winter month f or the Santa Maria region.
Contido em Ciencia Rural. Santa Maria. vol. 21, n. 2 (maio/ago. 1991), p. 205-223
Assunto Insolacao : Balanco de energia
Radiacao solar : Variacao sazonal
Santa Maria (RS)
[en] Disponibility
[en] Probability
[en] Solar radiation
[en] Sunshine hours
[en] Variability
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/118260
Arquivos Descrição Formato
000168182.pdf (6.893Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.