Repositório Digital

A- A A+

O mundo na caixa : gênero e raça : no Programa Nacional Biblioteca da Escola : 1999

.

O mundo na caixa : gênero e raça : no Programa Nacional Biblioteca da Escola : 1999

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O mundo na caixa : gênero e raça : no Programa Nacional Biblioteca da Escola : 1999
Autor Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
Orientador Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação
Estudos culturais
Formação de leitores
Gênero
Leitor
Literatura infantil
Literatura infanto-juvenil
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
Raça
Representação
[en] Children’s literature
[en] Gender
[en] Race
Resumo Esta tese analisa as representações de gênero e raça, presentes no acervo de 110 obras que integram o Programa Nacional Biblioteca da Escola do ano de 1999. Para tanto ela toma aportes dos Estudos de gênero e dos Estudos Culturais para dar conta de como tais representações se articulam para engendrar branquidade, negritude, masculinidade e feminilidade presentes no acervo. Discuto e analiso essas representações considerando que elas se engendram em processos de significação que nomeei de reificação da branquidade, radialização da negritude, masculonormatização e periferização da feminilidade. Com isso delineio, também, algumas das estratégias discursivas que operacionalizam esses processos de racialização e generificação nas obras e, a partir dessa análise, argumento que eles sinalizam para a manutenção/reificação dos discursos que colocam a identidade masculina, branca, adulta como padrão de referência para a hierarquização e subordinação das demais identidades raciais e de gênero.
Abstract This thesis analyses the representations of gender and race, present in the 110 books, composing the collection of literary works for a national school library book distribution program in Brazil, locally called: Programa Nacional Biblioteca da Escola, for the year of 1999. To achieve this, gender and cultural studies were employed to understand how such representations are associated to assemble the whiteness, blackness, masculinity and feminity that are present in this book selection. I discuss and analyze such representations considering that they are built on signification processes that I have named reificação da branquidade, radialização da negritude, masculonormatização e periferização da feminilidade (rectification of whiteness, negritude radialization, normalization of masculinity and peripheralization of feminity). In doing so, I also trace some of the strategic policies that operate such racialization and genderization processes in the selected books; and, based on this analyses, I discuss that such works signal to the maintenance/rectification of the discourse that sets the masculine, white, adult identity as the reference standard for hierarchicalization and subordination of the other racial and gender identities.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/11831
Arquivos Descrição Formato
000521405.pdf (2.284Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.